O presente artigo tem por objetivo analisar a formação do educador de Matemática, a partir da estrutura dos cursos de licenciatura, no que se refere à formação pedagógica, para a qual apresentamos contribuições à instituição que serviu de campo à pesquisa, com vistas a elevar a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Para conhecer a estrutura dos cursos de formação de educadores, pesquisamos em que contexto se deu a criação dos cursos de licenciaturas no Brasil, buscamos conhecer a estrutura dos cursos de licenciatura, em particular a de Matemática, e identificar a importância da estrutura curricular na licenciatura de Matemática.
Assim, a didática constitui uma área integradora transversal, articulando atributos da psicologia, sociologia, epistemologia e do pensamento educacional, mobilizando-os para a reflexão sobre a prática pedagógica do próprio professor. Ela pressupõe uma análise dos processos de construção dos saberes em cada área curricular e a discussão da natureza das atividades de aprendizagem, dos processos de pensamento e das inter-relações entre os diversos interventores no ato educativo: "A didática se caracteriza como meditação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente”, (LIBÂNEO, José Carlos, 1994, p.28).
A didática, longe de reduzir-se a uma simples coleção de métodos e técnicas de ensino, constitui o enquadramento teórico fundamental em que se situam os quadros de referência de ação do professor. Toda a atuação do professor com os alunos pressupõe uma perspectiva didática, clara. É a partir dela que cada professor seleciona objetivos, organiza atividades, formula critérios de avaliação, determina procedimentos de atuação para cada tipo de situação. Então, podemos dizer que a Didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem.
Referências:
http://www.webartigos.com/articles/6867/1/Qual-A-Importancia-Da-Didatica-Na-Minha-Formacao.
www.sbem.com.br/files/ix_enem/.../CC78537452300T.doc
Prática educativa, Pedagogia e Didática. (LIBÂNEO, Jose Carlos). Didática. São Paulo: Cortez, 1994.