Segundo relatos históricos, o matemático, físico, engenheiro e astrônomo Arquimedes filho do astrônomo Fídias, parente do rei Hieron II nasceu por volta do ano de 287 a.C. em Siracusa na Sicília atual Itália. Na sua juventude mudou-se para Alexandria no Egito, onde estudou ciência tendo como mestre Canon de Samos. A partir daí ele fez descobertas de teoremas que o auxiliou nos seus estudos em geometria plana e espacial.
Após estudar Astronomia, Arquimedes desenvolveu um mapa esférico e tridimensional dos céus, fez também várias experiências no campo da física utilizando dispositivos como alavanca, parafuso e polia, obtendo grande êxito com tais experiências que certa vez ousou-se a pronunciar a seguinte frase: “Deem-me um ponto de apoio e posso mover a Terra com uma alavanca”. Outras grandes invenções de Arquimedes foram a hidrostática estudando a dinâmica dos fluidos e o parafuso de Arquimedes utilizado para enviar água dos córregos até as áreas de irrigação. Ele também calculou o valor do PI obtendo um resultado mais preciso demonstrado através de um número real entre 220/70 e 223/71, usando para este fim o método que calcula as circunferências e os diâmetros de polígonos traçando as partes internas e externas dos círculos.
Arquimedes pode ser considerado como um dos maiores físico-matemáticos da história. É um pioneiro da área da matemática aplicada na utilização da mecânica para obter resultados matemáticos. Na oportunidade vale ressaltar que Arquimedes é um enunciador da matemática moderna que permanecia esquecida até o tempo de René Descartes e Isaac Newton.
Por volta de 214 a.C. os romanos atacaram Siracusa, Arquimedes projetou uma série de armas bélicas, como catapultas e espelhos que refletiam a luz do Sol causando incêndios nos navios romanos. Mesmo após a invasão dos romanos a Siracusa os soldados romanos tinham ordem para poupar Arquimedes, pois ele era considerado como uma valiosa posse científica.
Arquimedes foi autor de diversas obras no campo das ciências os quais podemos destacar: A esfera e o cilindro; Os conóides e os esferóides; As espirais; A medida do círculo; A quadratura da parábola; O arenário; O equilíbrio dos planos; O equilíbrio dos corpos flutuantes; O stomachion; o problema dos bois.
Após todos os seus esforços para manter os romanos na baía com suas máquinas de guerra, Arquimedes não conseguiu impedir que estes invadissem Siracusa. Mesmo assim, ele não parou de refletir sobre um problema geométrico que traçava na areia, não se importando com a invasão. Quando lhe apresentou um soldado romano que ordenou-lhe que o acompanhasse e Arquimedes ignorou-o, irritando o soldado que acabou assassinando-o nesse momento, fato este ocorrido em 212 a.C..
Referências:
http://www.ahistoria.com.br/biografia-arquimedes/
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/arquimedes.htm
http://educacao.uol.com.br/biografias/arquimedes.jhtm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biografia-de-arquimedes/biografia-de-arquimedes-3.php
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1242.html
http://www.infoescola.com/biografias/arquimedes/
http://pensador.uol.com.br/autor/arquimedes/biografia/
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2001/icm23/biografiaarquimedes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes