A Educação, mesmo quando as perspectivas futuras são incertas, deverá indiscutivelmente priorizar para a formação de indivíduos conscientes, capazes de compreender a realidade e intervir de forma crítica e produtiva.
Nesse sentido, a escola contemporânea deve propor ao aluno uma formação cidadã, inclusiva, priorizando sobretudo os valores éticos e morais dos educandos, sem, contudo, perder de vista a formação para o mercado de trabalho.
Quanto ao Educador Matemático, este, por sua vez, deverá contextualizar sua prática com a realidade vivida pelo aluno, intermediando saberes numa perpesctiva interacionista e globalizada.
Os Educadores contribuem para a formação cidadã e ética do aluno principalmente pelas suas atitudes dentro e fora das salas de aula.
A postura pelo respeito ao aluno, incluindo-os pelas suas diferenças, incentivando-os em atividades grupais, valorizando-os pelos acertos, são instrumentos ou atitudes que inequivocamente contribuirão para uma formação ética e cidadã do estudante.
Educação Inclusiva e cidadã
por DANILLO EDER PINHEIRO CARVALHO CC-20091-MAT-G5 - domingo, 9 maio 2010, 22:12